SMetal 60 Anos - Protagonismo histórico

São 60 anos de história composta por muitas lutas, conquistas, debates e também muita produção social e cultural. O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) está totalmente ligado à vivência do povo trabalhador metalúrgico de suas 14 cidades.

Esteve presente na resistência à ditadura civil e militar participando de greve geral, enfrentando a polícia, o setor patronal e de 1983 para cá nunca deixou de se posicionar ao lado do trabalhador, independente da pressão que sofresse.

Diretores sindicais da entidade tiveram atuação direta na redemocratização do país, participando das Diretas Já e de outros movimentos populares, que dão o tom e o ritmo para onde deve marchar a sociedade.

Por isso, o Sindicato mantém a pauta de reivindicação pelos direitos trabalhistas, pela manutenção e obtenção de melhorias na fábrica, da mesma forma, que com seu conceito de sindicalismo cidadão está atento às demandas sociais para uma melhor qualidade de vida.
Confira neste hotsite especial um pouco dessa trajetória, com reportagens, imagens, publicações e vídeos, que retratam alguns personagens que foram fundamentais para a construção dessa entidade representativa da categoria metalúrgica e da sociedade.

 
Voltar